Viagem para Itália

Eu amo viajar. Mas minha viagem começa bem antes de entrar no avião. Amo a preparação da viagem, pesquisar hospedagem, passagens, melhor bairro pra ficar, comidas locais, costumes e até a lingua, se for do mesmo alfabeto que o nosso...rs! E essa é uma tarefa que eu faço sozinha, o maridão não curte essa parte - prefere só arrumar as malas! Desde quando nos casamos temos o objetivo de fazer uma viagem no nosso aniversário de casamento. Tudo bem que só temos dois anos de casados (rs), mas até agora esta dando certo.  

O destino Itália já vinha sendo namorado desde a nossa lua de mel. Queriamos conhecer o país inteiro de uma só vez, mas impossível. Optamos então pelo centro-norte, devido a época que fomos (março - primavera por lá). Tive muitos websites como referência, pesquisei artigos, comprei guias, ouvi dicas de quem já foi, mas vou te falar uma coisa em que acredito: o roteiro de um não serve para o outro. Cada indivíduo tem um gosto, um costume, uma visão, uma expectativa diferente sobre a viagem. Eu faço roteiros de New York há um tempo ( espaço para merchandising do Você em New York...rs), e quem me conhece sabe que não curto roteiros prontos. Um conselho: para curtir bem qualquer viagem, tire um tempinho antes para programá-la! ;) 

Vou contar um pouquinho da nossa viagem em tópicos, e espero te ajudar a organizar a sua! 

Quanto tempo? 11 dias

Quais cidades? Roma, Montepulciano, Monticchiello, Pienza, Montalcino, Siena, San Gimignano, Florença, Veneza (nessa ordem)

Março é a melhor época? Se pudesse escolher, acho que iria em maio ou setembro. Passamos um pouquinho de frio em março, mas em compensação era baixa temporada e as cidades não estavam abarrotadas de turistas. Acho que no verão (junho a agosto) a coisa deve ficar insuportável - pra mim.

Alugou carro? Sim, fomos de Roma até Florença de carro. Queríamos fazer a Toscana (Montepulciano, Monticchiello, Pienza, Montalcino, Siena, San Gimignano) com calma.

Qual outro transporte? Fomos de trem de Florença até Veneza (Trenitalia).

• ROMA

Minha cidade italiana preferida (tem outras paixões por aí, mas Roma ganha no conjunto da obra!). Ficamos 4 noites e 3 dias, e acho que poderia ter dedicado mais um ou dois, pelo menos. Passeios imperdíveis e restaurantes que valem a pena:

Coliseu: passeio de 2 horas - contratamos um guia muito bom. Eles ficam ali na entrada abordando os turistas. Tem grupos em diversos idiomas, inclusive português. Achamos que valeu muito a pena pela narração e detalhes da história que contam - além de terem uma fila preferencial.

Forum Romano: passeio de 2 horas

Restaurante perto do Coliseu: Massenzio Ai Fori (pizza maravilhosa)

Piazza Venezia

Pantheon

Piazza Navona

Museu de Roma

Basílica de São Pedro - fila curta no comeco da manha, as 9:00.

Museu do Vaticano & Capela Sistina - contratamos um guia excelente. Além de enriquecer a visita com a história, cortou uma fila monstruosa. 

É difícil indicar apenas um restaurante em Roma (como boa descendente de italianos, achei tudo muito bom), mas me sinto na obrigação de compartilhar onde comi a melhor pasta da minha vida - sem exagero: Tratoria Il Girasole. Vou até colocar o nome do prato em italiano para não perder seu sabor...rs Ravioli Ricotta e Spinaci con Salsa al Tartufo Il Girasole. Por favor, se alguém for lá e provar, me conta! 

• MONTEPULCIANO - cidadela do século XIV famosa por seu vinho Brunello de Montalcino. Vimos a cidade em 3 horas, incluindo almoço (Osteria del Conte - muito boa).

• MONTICCHIELLO - alugamos um quarto pelo airbnb na casa de dois "nonos" italianos (Anelida & Mauro). Uma experiência incrível com esse casal. Vivemos de pertinho os costumes de uma casa italiana. Recomendo!

• PIENZA - cidade lindinha do famoso queijo pecorino! Fui obrigada a levar um queijo pra comer no caminho...rs.

• MONTALCINO - outra cidade medieval de encher os olhos. Em cima de um morro, não é permitido entrar de carro. A caminhada até chegar ao topo passsa por palácios renascentistas e cafés do século XIX. 

• SIENA - um verdadeiro labirinto de ruelinhas! Uma cidade muito próspera no século XII que foi devastada pela peste negra, dizimando sua população. Hoje ainda mistura o gótico com o mármore renascentista, e é povoada por universitários. Pode imaginar que a vida noturna é bem agitada, né? Foi lá que tomei a melhor sopa da minha vida: ribollita! Outra indicação de Siena é onde dormimos, um b&b chamado Il Battistero

• SAN GIMIGNANO - é considerada a Manhattan medieval por suas 14 torres. Encontramos uma feirinha de rua na praça principal e almoçamos pizza na escadaria da igreja. Gastamos 2 horas ao todo.

• FLORENÇA - uma cidade encantadora onde eu moraria fácil, fácil! =) Passeios super legais:

Ufizzi: reservamos os ingressos no dia anterior. Custa quatro euros a mais, porém vale a pena pela fila que você pula! Reserve pelo menos 3 horas para o museu.

Museu dell Accademia

Ponte Vecchio - o por-do-sol la é imperdivel! 

Mercado Centrale - um paraíso da culinária italiana. O Eataly, que tanto amamos aqui em New York e em São Paulo, tem uma "barraquinha" lá dentro...rs. Vale ir a noite, mas prepare-se porque é lotado.

Palazzo Piti - reserve 2 horas

Museu Bertolle - reserve 1 hora

Basílica Santa Maria Novella

Ah, ficamos em um hotel muito bom pelo custo x beneficio: Centrale Hotel

• VENEZA: acho que dispensa comentários, né? Mas disparadamente a cidade mais cara desse roteiro. Recomendo o Hotel Rialto.

Acho que já escrevi demais! Esse post era só para ter fotos!

A outra metade da viagem (Islândia) fica para outro post!